- Lídia Ferreira
MODA ÍNTIMA - COMPRADORES E FORNECEDORES, UMA ALIANÇA EM TEMPOS DE CRISE
Atualizado: 4 de mar. de 2021
Em meio a incertezas , empresários do polo de lingerie se reinventam e buscam parcerias sólidas para seus negócios e descobrem que a colaboração entre empresas é um tema relevante.

CENÁRIO DESAFIADOR
2020 foi um ano conturbado em que desafios inesperados aconteceram nos seguimentos mais variados. No ramo da moda íntima não foi diferente! Nos dois primeiros trimestres, todos os transtornos relacionados ao corona vírus, medo, paralisações, isolamento social, industrias e lojas tiveram suas portas fechadas e ainda suportaram a inevitável inadimplência de alguns clientes e cancelamentos de pedidos, fazendo com que a forma de compra e venda criassem outros rumos até os dias atuais.
No terceiro trimestre com a retomada da economia e flexibilização das atividades os empresários puderam notar o aquecimento das vendas e finalmente nosso cenário começou a melhorar, porém a demanda repentina pelos produtos pegou os fornecedores de surpresa, pois até então estavam com estoques baixos devido a pandemia, gerando assim outro desafio a ser enfrentado pelos fabricantes de lingerie e seus clientes, a escassez de matéria prima.

DIFICULDADE PARA ATENDER A DEMANDA
Agora o problema é outro! Muitos pedidos e a impossibilidade de fabricá-los em tempo hábil.
Os fornecedores de matéria prima sofrendo com a falta de insumos para atender suas demandas, também atrasam ou não entregam as programações feitas pelos confeccionistas e assim o efeito cascata passa a vigorar no terceiro trimestre de 2020, onde os aumentos tiveram que ser repassados para o cliente e os atrasos nas entregas foram inevitáveis, fazendo com que os participantes desse setor ficassem ansiosos pelo final de um ano tão cansativo, mas com resultados acima dos esperados em plena pandemia.
ANO NOVO, VIDA NOVA?
Em 2020 a expectativa era que no primeiro trimestre de 2021 as coisas voltariam a sua normalidade, mas segundo pesquisa publicada pela ABIT(Associação Brasileira de Industria Textil ) o otimismo do empresário industrial recuou logo no inicio do ano , devido as incertezas com relação à evolução da pandemia e seus impactos na economia brasileira. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela CNI, ficou em 60,9 pontos em janeiro de 2021 ante 63,1 pontos em dezembro de 2020. Foram entrevistadas 1.286 empresas, sendo 491 de pequeno porte, 505 de médio porte e 290 de grande porte.” Mesmo com a diminuição do índice , o nível ainda é considerado satisfatório, o que fará com que novos investimentos sejam feitos”, segundo o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.
QUAL A ESTRATÉGIA PARA SUPERAR OS DESAFIOS DE 2021?
Evidente que não temos uma fórmula mágica, mas, diante da realidade atual, sugerimos algumas estratégias que podem ajudar no sucesso do seu negócio. Compra e venda são duas pontas que não podemos descuidar, principalmente no cenário de instabilidade que estamos vivendo.
FIDELIZAR CLIENTES
Sabemos que normalmente os custos para conquistar novos clientes perante a concorrência são maiores que o investimento para manter os já existentes, diante do cenário econômico atual se torna ainda mais relevante investir em estratégias para estreitar essa relação. Um cliente cativado, que vê o fornecedor como um parceiro, que compreende suas necessidades e que sabe que pode contar com seu esforço para resolver seus problemas, certamente irá procura-lo quando precisar fazer novas compras.
INVESTIR NAS FERRAMENTAS CERTAS
Vale lembrar que em tempos de pandemia, onde o contato físico não é aconselhável existem mecanismos que podem ajudar a sua empresa a manter seus clientes sempre por perto.
Marketing Digital é um aliado fundamental, e através dele é possível alcançar um número maior de clientes em um espaço de tempo mais rápido e produtivo, fazendo com que sua marca seja sempre lembrada.

Meios de comunicação instantâneas como Direct (Instagram), Messenger( Facebook) WhatsApp também são ferramentas importantes , pois promovem praticidade nas conversas e alinham melhor as expectativas tanto do cliente como do fornecedor, além de já serem uma realidade no mundo empresarial, como demonstram pesquisas em 2019, Segundo outra realizada em 2020 o aplicativo de mensagem instantânea mais utilizado no mundo é o WhatsApp.
https://www.zendesk.com.br/message/state-of-messaging-2020/#chapter-1)
Tais ferramentas podem ajudar a flexibilizar e desburocratizar o atendimento ao “cliente multitarefas”, que está cada vez mais impaciente com negociações engessadas.
FIDELIZAR FORNECEDORES
O empreendedorismo moderno possui a visão de que nenhuma empresa é uma entidade isolada, sendo assim, fornecedores e clientes fazem parte de uma rede interdependente.
Para obter sucesso no mercado e manter seus consumidores ativos, também é essencial que o empresário se preocupe em manter um bom relacionamento com seus fornecedores.
Um relacionamento saudável precisa ser pautado em diálogo, e é claro transparência em suas ações. Em meio a crise que se estabeleceu no Brasil nos últimos meses onde industrias diminuem sua capacidade produtiva respeitando os protocolos recomendados por órgãos de saúde para conter o avanço do novo corona vírus e com a escassez de insumos e matérias primas as negociações estão sendo feitas através de previsões, deixando temporariamente a certeza em segundo plano, pois preços e prazos de entrega ficam atrelados aos acontecimentos do mercado, como valor do dólar, ou o atual aumento do frete de contêineres chineses por exemplo.
Segundo matéria publicada dia 15 de Janeiro 2021 a escassez de contêineres no mercado asiático já fez disparar em mais de dez vezes o preço do frete marítimo comparado a Janeiro de 2020.

Um dos segredos é linkar as compras aos processos internos, ou seja, analisar a rotatividade dos produtos de acordo com a demanda de seus clientes e se programar com seu fornecedor antecipadamente, para que ele tenha tempo hábil de lhe atender mediante tantos desafios e consequentemente sua empresa evitará o declínio nas vendas e manterá um nível de confiança melhor com seus consumidores.
Uma maior interação entre clientes e fornecedores tende a ser uma das chaves para superação de um momento tão delicado para o mercado, em especial o da moda íntima, e também o início de uma visão mais ampla do significado da palavra PARCERIA.
Precisando de fornecedor de lingerie? Conte com a Vellfer!